quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Voluntariado


Voluntariado não e para qualquer um. Voluntariado é para aqueles que são capazes de descolar o nariz do umbigo e ver o mundo.

Dizem por aí que há crise, para mim a maior das crises é a crise de valores que existe. Tanta corrupção, tantos são os que trepam, que pisam e que assim são felizes, à maneira deles, assim o pensam.

Quantos são os capazes de se desapegarem de si para dar aos outros? Certamente não o fazem porque não sabem que “O verdadeiro caminha da felicidade é dar felicidade aos outros”. E é. Experimentem…. Não só à vossa família, não só ao núcleo fechado de amigos, é aí que se deve começar ( O dever do escuta começa em casa), mas alastrem isso às pessoas que não conhecem. Partilhem o vosso sorriso com a senhora da caixa do supermercado que está a ter um dia difícil e sintam o calor do sorriso retribuído (o escuta tem sempre boa disposição de espírito), saibam o que é mudar o dia de alguém para melhor. É tão simples. Deem um abraço à colega que bufa com tanto trabalho, que não sabe para onde se virar e que tem tendência a estar sempre a refilar. E verão o sorriso, o reconforto e a calma. O sentimento de que tudo se resolve.

Voluntário é aquele que dá mais, é o que deixa sempre um pouco de perfume por onde passa, o que leva um pouco de si mesmo em vasos de barro para iluminar outras vidas. Voluntário é o que vê no pequeno gesto a grandeza. É aquele que sabe que juntos seremos o que quisermos e que sós não vamos muito longe. Voluntário é aquele que faz a diferença entre os outros, é o que se destaca pela disponibilidade e pela prontidão. Nem sempre é entendido como tal, nem sempre a pureza dos pensamentos, das palavras e das ações são entendidas pelos corações menos voluntários, menos dados talvez. Sim, porque ser voluntário passa por ser um pouco ingénuo, porque ser voluntário é acreditar que se pode mudar o mundo para melhor. E pode-se.

Desapega-te. Sê voluntário. “Se a tua voz trouxer mil vozes para cantar, vais descobrir mil harmonias belas que ao céu hão de chegar. Fica mais rica a alma de quem dá….”

Sem comentários:

Enviar um comentário