Voluntariado não e para qualquer
um. Voluntariado é para aqueles que são capazes de descolar o nariz do umbigo e
ver o mundo.
Dizem por aí que há crise, para
mim a maior das crises é a crise de valores que existe. Tanta corrupção, tantos
são os que trepam, que pisam e que assim são felizes, à maneira deles, assim o
pensam.
Quantos são os capazes de se
desapegarem de si para dar aos outros? Certamente não o fazem porque não sabem
que “O verdadeiro caminha da felicidade é dar felicidade aos outros”. E é. Experimentem….
Não só à vossa família, não só ao núcleo fechado de amigos, é aí que se deve
começar ( O dever do escuta começa em casa), mas alastrem isso às pessoas que
não conhecem. Partilhem o vosso sorriso com a senhora da caixa do supermercado
que está a ter um dia difícil e sintam o calor do sorriso retribuído (o escuta
tem sempre boa disposição de espírito), saibam o que é mudar o dia de alguém
para melhor. É tão simples. Deem um abraço à colega que bufa com tanto
trabalho, que não sabe para onde se virar e que tem tendência a estar sempre a
refilar. E verão o sorriso, o reconforto e a calma. O sentimento de que tudo se
resolve.
Voluntário é aquele que dá mais,
é o que deixa sempre um pouco de perfume por onde passa, o que leva um pouco de
si mesmo em vasos de barro para iluminar outras vidas. Voluntário é o que vê no
pequeno gesto a grandeza. É aquele que sabe que juntos seremos o que quisermos
e que sós não vamos muito longe. Voluntário é aquele que faz a diferença entre
os outros, é o que se destaca pela disponibilidade e pela prontidão. Nem sempre
é entendido como tal, nem sempre a pureza dos pensamentos, das palavras e das
ações são entendidas pelos corações menos voluntários, menos dados talvez. Sim,
porque ser voluntário passa por ser um pouco ingénuo, porque ser voluntário é
acreditar que se pode mudar o mundo para melhor. E pode-se.
Desapega-te. Sê voluntário. “Se a
tua voz trouxer mil vozes para cantar, vais descobrir mil harmonias belas que
ao céu hão de chegar. Fica mais rica a alma de quem dá….”
Sem comentários:
Enviar um comentário