quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ask.fm

Um amigo meu partilhou hoje um artigo sobre o Ask.fm e o modo como os jovens se agridem verbalmente, psicologicamente, acabando por serem vítimas de bullying.
Ontem estive na Livraria Arnado onde me deliciei com uma compilação de Luísa Ducla Soares de poemas dela e de outros autores com matérias do 1º ciclo.
E perguntam vocês qual a relação entre estas minhas duas frases. Aparentemente nada, não é?
Pois tenho uma teoria sobre isto….
Deixaram-se de ler histórias às nossas crianças… deixou-se de criar castelos, princesas, dragões, mau feitores e outros mais no imaginário delas. Toda a história não é apenas uma história, não são palavras que se juntam ao acaso, não são ideias desconexas. Cada história tem implícito o bem e o mal, o respeito, o egoísmo e o altruísmo, cada história tem o dom de ensinar, sem que as crianças saibam muito bem, o que são estes valores, elas guardam lá no fundo da sua mente os valores que prevalecem, os valores que serão as bases para o seu futuro.
Hoje em dia, até porque nós pais temos mais que fazer, é mais simples dar às crianças um computador para se entreterem, uma WII, uma PSP, qualquer coisa em que possam estar entretidos para estarmos à vontade nos nossos afazeres do dia a dia. Sim, a mim também me convém que elas passem um tempito em frente à televisão para eu puder fazer as minhas coisas…. Todos nós o fazemos.
Chegam à adolescência. São jovens terra a terra. São jovens do clique, do imediato, do consumo, do fácil. São jovens do ler dá trabalho, interpretar muito trabalho, do escrever nem pensar, do construir textos que maçada. São jovens que não entendem poesia porque é demasiado complexa, não compreendem o simbólico, o entrelinhas… são jovens que optam pelo acessível. É tão fácil chegar a um computador e dizer o que lhes apetece. Conquistas? Fazer amizades, confiar??? Isso requer tempo e paciência. Como dizia o Principezinho há que cativar, se me cativares serei teu… quantos jovens fazem isto? Quantos dedicam tempo à sua flor (seja ela amigos, famílias namorados)?
Ontem li poemas à minha filha. Tem 5 anos. Ela gostou, mas quando perguntei o que tinha ela percebido, a resposta foi um não sei. Tive de a direcionar, tive de lhe explicar. Não sei se um dia também ela se vai sentar frente a computador escrevendo frases diabólicas desprovidas de bom senso e de respeito, mas tento agora fazer algo para que no futuro isso possa não acontecer, para que a sua mente seja mais arejada.


sábado, 10 de agosto de 2013

Final de uma semana fantástica

 Tudo começou há um tempo atrás. O tempo necessário para que se preparasse uma atividade verdadeiramente marcante, inesquecível que tocasse nos vossos corações.
Durante este caminho, a equipa pneuma teve o privilégio de conviver com pessoas verdadeiramente especiais, únicas que partilharam os momentos mais belos desta fase da nossa vida.
Houve o lançamento dos males no mundo dos humanos e todos os dias assistimos às consequências do egoísmo de quem nos rodeia, da infidelidade em relação aos nossos valores morais, do mau uso que se faz da sabedoria que temos, à falta da pureza nos atos de quem nos rodeia. Saboreamos o que tem sal a mais e que é tanto que nos impede de sentir tudo o resto, ou do doce que nos conforta e nos arranca um sorriso do coração.
Mas há sempre um balão branco. Um balão que levamos no pulso e que nos endireita. Este balão está cheio, não com hélio, mas com os valores que pusemos a render, está cheio com aquilo que semeámos na terra, o melhor de nós, e que vão florescendo aos poucos e que fazem com que o balão nunca perca a sua forma.
A jornada pode nem sempre ser fácil e estes clãs partilharam vivências fantásticas com pessoas cuja missão no mundo é dar mais, é dar o pouco que têm para servir o próximo, pessoas que tiveram percursos cheios de balões negros mas mantiveram sempre o balão branco erguido.
Estes clãs encheram os balões brancos dando o melhor que têm. Deram sorrisos, ofereceram músicas, colocaram pessoas a dançar e certamente que tornaram o dia de alguém mais feliz, mostrando que amor com amor se paga. Dando o melhor de nós, recebemos o melhor do outro. O dedo que Deus colocou em nós, tornou-nos mais puros, mais verdadeiros.
Se todos nós libertarmos da nossa caixa aquilo que temos de melhor, o mundo será diferente, conseguiremos mudar vidas, atitudes mostrando através das nossas ações é possível derrubar o balão negro, o caos.
Descobre o que tens dentro – a caixa és tu!

Que o pneuma ( ou seja , o espírito) deste Rover fique para sempre nos vossos corações.