quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ask.fm

Um amigo meu partilhou hoje um artigo sobre o Ask.fm e o modo como os jovens se agridem verbalmente, psicologicamente, acabando por serem vítimas de bullying.
Ontem estive na Livraria Arnado onde me deliciei com uma compilação de Luísa Ducla Soares de poemas dela e de outros autores com matérias do 1º ciclo.
E perguntam vocês qual a relação entre estas minhas duas frases. Aparentemente nada, não é?
Pois tenho uma teoria sobre isto….
Deixaram-se de ler histórias às nossas crianças… deixou-se de criar castelos, princesas, dragões, mau feitores e outros mais no imaginário delas. Toda a história não é apenas uma história, não são palavras que se juntam ao acaso, não são ideias desconexas. Cada história tem implícito o bem e o mal, o respeito, o egoísmo e o altruísmo, cada história tem o dom de ensinar, sem que as crianças saibam muito bem, o que são estes valores, elas guardam lá no fundo da sua mente os valores que prevalecem, os valores que serão as bases para o seu futuro.
Hoje em dia, até porque nós pais temos mais que fazer, é mais simples dar às crianças um computador para se entreterem, uma WII, uma PSP, qualquer coisa em que possam estar entretidos para estarmos à vontade nos nossos afazeres do dia a dia. Sim, a mim também me convém que elas passem um tempito em frente à televisão para eu puder fazer as minhas coisas…. Todos nós o fazemos.
Chegam à adolescência. São jovens terra a terra. São jovens do clique, do imediato, do consumo, do fácil. São jovens do ler dá trabalho, interpretar muito trabalho, do escrever nem pensar, do construir textos que maçada. São jovens que não entendem poesia porque é demasiado complexa, não compreendem o simbólico, o entrelinhas… são jovens que optam pelo acessível. É tão fácil chegar a um computador e dizer o que lhes apetece. Conquistas? Fazer amizades, confiar??? Isso requer tempo e paciência. Como dizia o Principezinho há que cativar, se me cativares serei teu… quantos jovens fazem isto? Quantos dedicam tempo à sua flor (seja ela amigos, famílias namorados)?
Ontem li poemas à minha filha. Tem 5 anos. Ela gostou, mas quando perguntei o que tinha ela percebido, a resposta foi um não sei. Tive de a direcionar, tive de lhe explicar. Não sei se um dia também ela se vai sentar frente a computador escrevendo frases diabólicas desprovidas de bom senso e de respeito, mas tento agora fazer algo para que no futuro isso possa não acontecer, para que a sua mente seja mais arejada.


Sem comentários:

Enviar um comentário